Pular para o conteúdo principal

Jorge Luís Borges - Biografia



Jorge Francisco Isidoro Luis Borges nasceu em Buenos Aires, Argentina, No dia 24 de Agosto de 1899, foi poeta, escritor e crítico literário, considerado uma das maiores expressões literárias de seu pais.
            Por influência de seu avô materno, que era de origem inglesa, aprendeu inglês antes do Espanhol. Com 7 anos de idade já mostrava que seria um escritor, aos 9 anos escreveu seu primeiro conto “La Visera Fatal”, inspirado em um episodio da obra Dom Quixote.
            Em 1914 mudou-se com a família para a Europa, instalando-se na Suiça. Em 1919, se mudaram para Madrid, onde Borges concluiu seus estudos. Em 1921volta a Argentina, começou a publicar poemas de inspiração surrealista. Publicou seu primeiro livro de poemas, “Fervor de Bueno Aires” (1923), em 1937 foi nomeado diretor da biblioteca nacional, onde trabalhou nove anos.
            Em 1943, publicou uma das suas obras mais importantes “O Aleph”, considerada pelo crítico Harold Bloom, uma das maiores obras literárias do ocidente. Em 1946 com a chegada de Juan Domingo Peron, a presidência, Luis Borges foi demitido da Biblioteca Nacional, sendo obrigado a sustentar-se com a ajuda de amigos, que o indicaram para conferencias e palestras.
            Acometido por problemas nos olhos, foi aos poucos perdendo a visão. Quando estava totalmente cego, com a ajuda de sua mãe escrevia seus livros. A doença fez com que vivesse em reclusão durante boa parte de sua vida. Como reconhecimento por seu trabalho, Borges recebeu inúmeros prêmios, entre eles, o Prêmio do Congresso Internacional de Editores, prêmios do governo da Itália, França, da Inglaterra e da Espanha.
Luis Borges casou-se aos 86 anos com sua secretaria Maria Kodama. Borges faleceu em Genebra Suíça, no dia 14 de junho de 1986.
OBRAS DE JORGE LUIS BORGES
Fervor de Buenos Aires (1923)
Luna de Enfrente (1925)
Inquisiciones (1925)
El Idioma dos Argentinos (1928)
História de la Eternidad (1936)
El Jardin de Senderos que se Bifurcan (1941)
El Aleph (1949)
El Hacedor (1960)
Para Las Seis Cuerdas (1967)
Elogio de la Sombra (1969)
La Rosa Profunda (1975)
El Libro de Arena (1975)
História de la Noche (1976)
Los Conjurados (1985)
Fontes: https://www.ebiografia.com/jorge_luis_borges/
             https://pt.wikipedia.org/wiki/Jorge_Luis_Borges

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Biblioteca de Babel - Jorge Luís Borges (Conto Completo)

O universo (a que outros chamam a Biblioteca) compõe-se de um número indefinido, e talvez infinito, de galerias hexagonais, com vastos poços de ventilação no meio, cercados por parapeitos baixíssimos. De qualquer hexágono vêem-se os pisos inferiores e superiores: interminavelmente. A distribuição das galerias é invariável. Vinte estantes, a cinco longas estantes por lado, cobrem todos os lados menos dois; a sua altura, que é a dos pisos, mal excede a de um bibliotecário normal. Uma das faces livres dá para um estreito saguão, que vai desembocar noutra galeria, idêntica à primeira e a todas. À esquerda e à direita do saguão há dois gabinetes minúsculos. Um permite dormir de pé; o outro, satisfazer as necessidades finais. Por aí passa a escada em espiral, que se afunda e se eleva a perder de vista. No saguão há um espelho, que fielmente duplica as aparências. Os homens costumam inferir desse espelho que a Biblioteca não é infinita (se o fosse realmente, para que serviria esta duplic...

O Jogo da Amarelinha - Julio Cortázar (Resumo)

O jogo da amarelinha (1963) é o primeiro anti-romance escrito no mundo. Um livro que apresenta uma série de técnicas inovadoras e se inscreve dentro do espírito da vanguarda. O autor levou até as últimas consequências a ideia de transgredir a ordem tradicional de uma história e a linguagem para contá-la . Vinte anos depois de sua publicação, O Jogo da Amarelinha é consagrado um clássico, uma das obras mais importantes da literatura de língua espanhola ao lado de Cem anos de solidão, de Gabriel Garcia Márquez.   Essa obra fez com que Julio Cortázar fosse reconhecido como um dos mais importantes escritores da américa – latina. “ O livro é baseado na vida singular de uma personagem chamada Oliveira, um intelectual com uma visão diferente da vida. Cortázar usa outra lente para enfocar a vida de sua personagem em Paris e seu regresso a seu país natal, a Argentina” ( http://resumos.netsaber.com.br/resumo-4165/o-jogo-da-amarelinha ). Nessa história encontraremos um homem e seus ...

Cem Anos de Solidão - Gabriel García Márquez (Resumo)

Cem anos de solidão é um romance, do escritor colombiano Gabriel García Márquez, aliás a sua obra prima, considerado a segunda obra mais importante de toda a literatura hispânica, ficando apenas para trás de nada mais nada menos que Dom Quixote de la Mancha – Miguel de Cervantes Saavedra. A primeira edição de Cem Anos de Solidão, foi publicada na Argentina, Buenos Aires, no ano de 1967. O livro mescla revoluções e fantasmas, incesto, corrupção e loucura, tudo tratado com naturalidade, e alguns personagens morrem e o autor não nos conta quem os matou . “A história começa quando as coisas não tinham nome e vai até a chegada do telefone” (https://vestibular.uol.com.br/resumos-de-livros/cem-anos-de-solidao.htm?). A história se passa em uma aldeia fictícia na América Latina, chamada Macondo. Esta pequena povoação foi fundada pela família Buendía – Iguarán. A narrativa traz à tona acontecimentos impressionantes, pois, descreve fatos como um comboio carregado de cadáveres, uma populaçã...