Pular para o conteúdo principal

Curiosidades

Curiosidade 1Em 1978, a mais alta distinção literária da Espanha, o Prêmio de Miguel de Cervantes, foi recebido por Carpentier das mãos de rei Juan Carlos. Ele doou ao Partido Comunista a retribuição material do prêmio.

Alejo Carpentier

Curiosidade 2: Com 17 anos,Gabriel García Márquez, decidiu se tornar escritor, segundo ele, após ler A Metamorfose de Kafka descobriu que o alemão contava as coisas da mesma maneira que sua avó.



Gabriel García Márquez



Curiosidade 3: A rivalidade entre Gabriel García Márquez e Mário Vargas Llosa: Os romancistas, que se conheceram na Venezuela em 1967, protagonizaram uma das rivalidades mais famosas no mundo literário desde que, em 1976, no México, Vargas Llosa deu um soco no rosto de seu então amigo na frente de testemunhas.

Gabriel García Márquez

Mário Vargas Llosa

Curiosidade 4:
 Gabriel García Márquez era apaixonado por borboletas amarelas. Aparentemente pura e simplesmente porque gostava muito delas.Tanto que são elas que ilustram e seguem o personagem sedutor e misterioso Maurício Babilônia em Cem anos de solidão:
"O cabelo-de-fogo norte-americano, que realmente começava a lhe interessar, pareceu-lhe um bebê de fraldas. Foi então que entendeu as borboletas amarelas que precediam as aparições de Mauricio Babilonia. Vira-as antes, sobretudo na oficina mecânica, e pensara que estavam fascinadas pelo cheiro da pintura. Alguma vez tê-las-ia sentido voejar sobre a sua cabeça na penumbra do cinema. Mas quando Mauricio Babilonia começou a persegui-la como um espectro que só ela identificava na multidão, compreendeu quea s borboletas amarelas tinham alguma coisa que ver com ele. Mauricio Babilonia estava sempre na plateia dos concertos, no cinema, na missa, e ela não necessitava vê-lo para descobri-lo, porque o indicavam as borboletas."

Gabriel García Márquez

Curiosidade 5: A música Banana Co, do Radiohead, é inspirada na obra Cem Anos de Solidão de Gabriel Garcia Marquez. Usa imaginário da obra para descrever a devastação que as companhias de produção de bananas provocam nos países da América Latina no século XX. 
Radiohead

Cem anos de Solidão - Gabriel García Márquez



Curiosidade 6
: A música The Sad Waltzes of Pietro Crespi, do Owen, é inspirada no personagem Pietro Crespi e suas valsas tristes, da obra Cem Anos de Solidão – Gabriel García Márquez.

Curiosidade 7:A banda "Francisco, el hombre" tem seu nome inspirado em um personagem do livro Cem Anos de Solidão – Gabriel García Márquez, Francisco o Homem, que é um errante cantador.



Francisco, el Hombre



Curiosidade 8: Jorge Luís Borges era tradutor desde criança e escreveu em inglês: Desde muito jovem teve contato com a língua inglesa, já que sua avó materna era inglesa e seu pai, Jorge Guillermo Borges, falava fluentemente. Em sua biografia, ele aponta que ele traduziu o texto de Oscar Wilde "O Príncipe Feliz" para o espanhol.
Ele deixou escrito em inglês os poemas: On His Blindness e Two English Poems.

Jorge Luís Borges

Curiosidade 9Jorge Luís Borges foi a inspiração para "O Nome da Rosa": O escritor italiano Umberto Eco, foi tão admirador de Borges que o assassino de seu romance O Nome da Rosa, foi inspirado por ele. Este personagem é chamado Jorge de Burgos, um velho cego que administrava a biblioteca onde ocorreram uma série de crimes.


Livro: O Nome da Rosa - Umberto Eco 


Umberto Eco

Jorge Luís Borges



Curiosidade 10: A era do tempo é o nome que Carlos Fuentes deu a todo o seu trabalho narrativo desde 1987

Carlos Fuentes
Curiosidade 11: "Aura" foi o primeiro e único romance longe do tema sócio-político que Carlos Fuentes seguiu na maioria de seus trabalhos. E na administração de Vicente Fox, Carlos Abascal tentou censurá-lo porque havia cenas consideradas "pornográficas".




















Carlos Fuentes
Curiosidade 12: Antes de sua morte, Carlos Fuentes foi considerado o principal candidato para o Prêmio Nobel de Literatura.
Carlos Fuentes


Curiosidade 13: Cortázar começou a escrever aos oito anos de idade, “com uma novela que está guardada com cuidado (por minha mãe), apesar de minhas tentativas desesperadas de queimá-la”. Certa vez, um parente descobriu alguns de seus poemas e disse à sua mãe que “obviamente, esses poemas não eram dele”, o que causou uma grande tristeza no garoto.
Júlio Cortázar
Curiosidade 14: Julio nunca parou de crescer – literalmente. Sofria de acromegalia, doença semelhante ao gigantismo, mas que se manifesta na idade adulta. Aos 60 anos, Cortázar continuava crescendo, tinha pés e mãos disformes. Ao morrer, com 70 anos, media 2,14m. Além disso, envelhecia lentamente, sempre aparentando ser mais jovem. O amigo Carlos Fuentes contava que, certa vez, quando foi visitá-lo, quem abriu a porta foi um rapaz que aparentava ter 20 e poucos anos. Ele pediu ao garoto que chamasse seu pai, mas era o próprio Cortázar (já com 50 anos de idade!) quem o recebia.
Júlio Cortázar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Biblioteca de Babel - Jorge Luís Borges (Conto Completo)

O universo (a que outros chamam a Biblioteca) compõe-se de um número indefinido, e talvez infinito, de galerias hexagonais, com vastos poços de ventilação no meio, cercados por parapeitos baixíssimos. De qualquer hexágono vêem-se os pisos inferiores e superiores: interminavelmente. A distribuição das galerias é invariável. Vinte estantes, a cinco longas estantes por lado, cobrem todos os lados menos dois; a sua altura, que é a dos pisos, mal excede a de um bibliotecário normal. Uma das faces livres dá para um estreito saguão, que vai desembocar noutra galeria, idêntica à primeira e a todas. À esquerda e à direita do saguão há dois gabinetes minúsculos. Um permite dormir de pé; o outro, satisfazer as necessidades finais. Por aí passa a escada em espiral, que se afunda e se eleva a perder de vista. No saguão há um espelho, que fielmente duplica as aparências. Os homens costumam inferir desse espelho que a Biblioteca não é infinita (se o fosse realmente, para que serviria esta duplic...

O Jogo da Amarelinha - Julio Cortázar (Resumo)

O jogo da amarelinha (1963) é o primeiro anti-romance escrito no mundo. Um livro que apresenta uma série de técnicas inovadoras e se inscreve dentro do espírito da vanguarda. O autor levou até as últimas consequências a ideia de transgredir a ordem tradicional de uma história e a linguagem para contá-la . Vinte anos depois de sua publicação, O Jogo da Amarelinha é consagrado um clássico, uma das obras mais importantes da literatura de língua espanhola ao lado de Cem anos de solidão, de Gabriel Garcia Márquez.   Essa obra fez com que Julio Cortázar fosse reconhecido como um dos mais importantes escritores da américa – latina. “ O livro é baseado na vida singular de uma personagem chamada Oliveira, um intelectual com uma visão diferente da vida. Cortázar usa outra lente para enfocar a vida de sua personagem em Paris e seu regresso a seu país natal, a Argentina” ( http://resumos.netsaber.com.br/resumo-4165/o-jogo-da-amarelinha ). Nessa história encontraremos um homem e seus ...

Cem Anos de Solidão - Gabriel García Márquez (Resumo)

Cem anos de solidão é um romance, do escritor colombiano Gabriel García Márquez, aliás a sua obra prima, considerado a segunda obra mais importante de toda a literatura hispânica, ficando apenas para trás de nada mais nada menos que Dom Quixote de la Mancha – Miguel de Cervantes Saavedra. A primeira edição de Cem Anos de Solidão, foi publicada na Argentina, Buenos Aires, no ano de 1967. O livro mescla revoluções e fantasmas, incesto, corrupção e loucura, tudo tratado com naturalidade, e alguns personagens morrem e o autor não nos conta quem os matou . “A história começa quando as coisas não tinham nome e vai até a chegada do telefone” (https://vestibular.uol.com.br/resumos-de-livros/cem-anos-de-solidao.htm?). A história se passa em uma aldeia fictícia na América Latina, chamada Macondo. Esta pequena povoação foi fundada pela família Buendía – Iguarán. A narrativa traz à tona acontecimentos impressionantes, pois, descreve fatos como um comboio carregado de cadáveres, uma populaçã...