Pular para o conteúdo principal

Carlos Fuentes (Biografia)



Carlos Fuentes (1928-2012) foi um escritor mexicano, considerado um dos maiores romancistas em língua Espanhola, na américa latina. Foi do lado de Mario Vargas Llosa, Gabriel Garcia Marquez e Octavio Paz, um expoentedo boom literário latino-americano da década de 60.
Carlos Fuentes nasceu em uma cidade do Panama, dia 11 de novembro de 1928, nessa época seu pai servia como diplomata mexicano no país, passou a infância em diversos países, entre eles Argentina, Brasil, Chile Uruguai e Estados Unidos. Aos 16 anos foi para o Mexico, onde iniciou seu trabalho como jornalista. Formou-se em Direito, pela Universidade nacional Autonoma do Mexico, e em economia pelo Instituto de Altos Estudos Internacionais de Genebra na Suiça. Em 1954 publicou seu primeiro livro “Los Dias Enmascarados”, uma coleção de contos, que foi bem aceito pela crítica. Em 1958 publicou a novela “La Region Mas Transparente”.
Nos anos 60, Carlos Fuentes viveu em Paris, Veneza e Londres. Lecionou em Harvard, Cambridge, Priceton e outras universidades de renome internacional. Entre os anos de 1972 a 1976, foi embaixador do mexico na França.
Sua obra ficcional, composta de 22 romances e nove coletâneas de contos, constitui um vasto panorama da história mexicana. Se tornou notável pelo estilo do realismo fantástico, características frequente em autores latino-americanos. A obra “Gringo Velho” (1985) foi adaptada no cinema.
Carlos Fuentes recebeu o Prêmio Nacional de Literatura, o mais importante do gênero em seu pais, recebeu o Prêmio Miguel de Cervantes em 1987, o Prêmio Principe Asturias, na Espanha, a Medalha Picasso, da UNESCO, e o título de Doutor Honoris causa, pela Universidade das Ilhas Baleares, Espanha, pela qualidade e extensão de sua obra.
Carlos Fuentes faleceu na cidade do Mexico, no dia 15 de maio de 2012.
OBRAS DE CARLOS FUENTES
Los Dias Enmascarados (19540
La Region Mas Transparente (1957)
Las Buenas Consciencias (1959)
Aura (1962)
La Muerte de Artemoio Cruz (1962)
Cantar de Ciegos (1964)
Zona Sagrada (1967)
Cambio de Piel (1967)
Cumpleñanos (1969)
La Nueva Novela Hispanoamericana (1968)
El Mundo de Jose Luis Cuevas (1969)
Todos los Gatos Son Pardos (1970)
La casa Com Las Puertas(1970)
Tiempos Mexicanos (1971)
Terra Nostra (1975)
Una Familia Lejana (1980)
Gringo Velho (1985)
La Campaña (1990)
El Espejo Enterrado (1992)
Los Años con Laura Diaz (1999)
Instinto de Inez (2001)
En Esto Creo (2002)
La Silla del Aguila (2003)
Contra Buch (2004)
La Voluntad y la Fortuna (2008)
Vlad (2010)
La Gran Novela Latinoamericana (2011)
Fonte: https://www.ebiografia.com/carlos_fuentes/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Biblioteca de Babel - Jorge Luís Borges (Conto Completo)

O universo (a que outros chamam a Biblioteca) compõe-se de um número indefinido, e talvez infinito, de galerias hexagonais, com vastos poços de ventilação no meio, cercados por parapeitos baixíssimos. De qualquer hexágono vêem-se os pisos inferiores e superiores: interminavelmente. A distribuição das galerias é invariável. Vinte estantes, a cinco longas estantes por lado, cobrem todos os lados menos dois; a sua altura, que é a dos pisos, mal excede a de um bibliotecário normal. Uma das faces livres dá para um estreito saguão, que vai desembocar noutra galeria, idêntica à primeira e a todas. À esquerda e à direita do saguão há dois gabinetes minúsculos. Um permite dormir de pé; o outro, satisfazer as necessidades finais. Por aí passa a escada em espiral, que se afunda e se eleva a perder de vista. No saguão há um espelho, que fielmente duplica as aparências. Os homens costumam inferir desse espelho que a Biblioteca não é infinita (se o fosse realmente, para que serviria esta duplic...

O Jogo da Amarelinha - Julio Cortázar (Resumo)

O jogo da amarelinha (1963) é o primeiro anti-romance escrito no mundo. Um livro que apresenta uma série de técnicas inovadoras e se inscreve dentro do espírito da vanguarda. O autor levou até as últimas consequências a ideia de transgredir a ordem tradicional de uma história e a linguagem para contá-la . Vinte anos depois de sua publicação, O Jogo da Amarelinha é consagrado um clássico, uma das obras mais importantes da literatura de língua espanhola ao lado de Cem anos de solidão, de Gabriel Garcia Márquez.   Essa obra fez com que Julio Cortázar fosse reconhecido como um dos mais importantes escritores da américa – latina. “ O livro é baseado na vida singular de uma personagem chamada Oliveira, um intelectual com uma visão diferente da vida. Cortázar usa outra lente para enfocar a vida de sua personagem em Paris e seu regresso a seu país natal, a Argentina” ( http://resumos.netsaber.com.br/resumo-4165/o-jogo-da-amarelinha ). Nessa história encontraremos um homem e seus ...

Cem Anos de Solidão - Gabriel García Márquez (Resumo)

Cem anos de solidão é um romance, do escritor colombiano Gabriel García Márquez, aliás a sua obra prima, considerado a segunda obra mais importante de toda a literatura hispânica, ficando apenas para trás de nada mais nada menos que Dom Quixote de la Mancha – Miguel de Cervantes Saavedra. A primeira edição de Cem Anos de Solidão, foi publicada na Argentina, Buenos Aires, no ano de 1967. O livro mescla revoluções e fantasmas, incesto, corrupção e loucura, tudo tratado com naturalidade, e alguns personagens morrem e o autor não nos conta quem os matou . “A história começa quando as coisas não tinham nome e vai até a chegada do telefone” (https://vestibular.uol.com.br/resumos-de-livros/cem-anos-de-solidao.htm?). A história se passa em uma aldeia fictícia na América Latina, chamada Macondo. Esta pequena povoação foi fundada pela família Buendía – Iguarán. A narrativa traz à tona acontecimentos impressionantes, pois, descreve fatos como um comboio carregado de cadáveres, uma populaçã...